UPAs registram aumento de 46,5% no número de procedimentos realizados entre 2022 e 2024

Melhorias constantes nos processos e na qualidade do serviço são os principais pontos que levam a população a procurar cada vez mais as unidades de saúde.

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campinas registraram um aumento de 46,5% no número de procedimentos realizados entre 2022 e 2024. Em três anos, foram feitos 6.381.229 procedimentos entre atendimentos médicos (adulto e infantil), exames de imagem (raio-X e outros), exames laboratoriais, aplicação de medicações, suturas, curativos, entre outros.


No período, a UPA Carlos Lourenço foi a que apresentou a maior alta de registro de procedimentos, passando de 361.127 procedimentos em 2022, para 626.804 em 2024, um aumento de 73,5%. A UPA Anchieta registrou 423.692 procedimentos em 2022 e 606.542, um acréscimo de 46,5%. 


Na UPA São José, o aumento no período foi de 41%, sendo um total de 425.326 procedimentos em 2022 e 600.046 em 2024. Já na UPA Campo Grande, o acréscimo do número de procedimentos foi de 34,8% (509.081 em 2022, e 686.516 em 2024). 


E a tendência é que este ano os números continuem a subir, já que até fevereiro de 2025, foram registrados 357.371 procedimentos: 87.613 na UPA Anchieta; 83.652 na UPA São José; 96.821 na UPA Campo Grande e 89.275 na UPA Carlos Lourenço. 


Segundo Steno Pieri, Diretor Técnico de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, além do aumento da demanda por conta de razões da sazonalidade de doenças respiratórias e epidemias, o aumento do número de procedimentos se deve ao reconhecimento do trabalho que está sendo executado nas UPAs, por parte da população. 


“Fizemos adequações nas unidades em relação a equipamentos e RH, o que permite mais facilidade de acesso aos pacientes e resolução dos casos de maneira adequada. Diminuímos as perdas de processos ligadas ao registro, com a incorporação de um sistema para o faturamento e também com a questão do prontuário eletrônico, que fideliza ainda mais e evita erros. Tudo isso impacta na validação dos serviços pelos usuários que acabam procurando ainda mais as quatro unidades”, explicou.

Crédito: Rogério Capela

Eletrocardiograma na UPA Padre Anchieta

Até fevereiro de 2025, foram registrados 87.613 procedimentos na UPA Anchieta

Melhorar sempre


Com o aumento registrado, as UPAs buscam constantemente a melhoria dos serviços. Segundo Steno Pieri, todos os procedimentos estão interligados e contribuem para a busca por mais qualidade. Os destaques são para a fidelização de uma equipe para coleta laboratorial para toda a unidade, o que impactou a queda dos índices de recoleta, para reprocessamento de exames. 


O segundo ponto é a questão do serviço de radiologia com a integração digital nos computadores, o que significou um ganho de qualidade. “Ter um exame digital, evitando produtos químicos, que são produtos tóxicos e contaminam não só as pessoas que trabalham com ele, mas também o meio ambiente, foi uma grande conquista. Além do exame ganhar mais agilidade, qualidade e conforto, já que a análise fica na tela do computador na sala do médico. Tudo isso significa atendimento mais qualificado à população”, enumerou o diretor. 


Qualificação constante


Para que os profissionais que atuam nas UPAs estejam constantemente atualizados e ainda mais qualificados para o atendimento, as unidades contam com o Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que tem como um de seus objetivos capacitar em emergências e primeiros socorros os profissionais da saúde. 


O NEU promove treinamentos para equipes multiprofissionais da Rede Mário Gatti, incluindo hospitais e UPAs, com foco em situações de urgência e emergência, como a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), por exemplo. 


Cada UPA tem seu Núcleo de Educação em Urgências, com uma sala específica para os treinamentos, com equipamento áudio visual para a realização de cursos, com bonecos simuladores de paradas cardíacas, massagem, intubação, entre outros. As capacitações são realizadas com frequência, sempre de acordo com as necessidades e demandas de cada UPA.

Crédito: Rogério Capela

Teste de covid na UPA

Aumento de procedimentos se deve ao reconhecimento do trabalho executado nas UPAs

Confira os endereços das UPAs em Campinas: 


UPA Anchieta 

Av. Papa João Paulo II, 602 – Conj. Hab. Padre Anchieta


Upa Carlos Lourenço

R. Praia da Urca, 30 – Jardim Carlos Lourenço


UPA Campo Grande

Rua Dirce De Oliveira Santos, 280 – Jardim Alto Belém


UPA São José

Rua Bertoldo Fernandes de Castro, 159 – Jardim das Bandeiras