Conferência da Pessoa com Deficiência abre com anúncio de R$ 625 mil para parque inclusivo

Evento em Campinas segue nesta quinta-feira, 23 de outubro, com debates e eleição dos novos conselheiros para o biênio 2026–2027.

A Prefeitura de Campinas abriu nesta quarta-feira, 22 de outubro, na Faculdade ISI-Sofia, a 14ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o anúncio de que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprovou o aporte de até R$ 625 mil do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para implantar um parquinho inclusivo e intergeracional no Jardim Bassoli. O projeto prevê equipamentos acessíveis e convivência entre gerações; o cronograma e a execução serão detalhados na próxima semana pela Secretaria de Serviços Públicos e pelo CMDCA.

Com o tema “Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: agora e no futuro para um Brasil mais inclusivo”, a conferência define diretrizes para 2026–2027 e renovará o Conselho Municipal. A programação inclui debates sobre os seguintes eixos: participação e controle social; financiamento; acessibilidade e cidadania; comunicação universal; avaliação biopsicossocial; e histórico e objetivos. Participaram do evento 110 pessoas, sendo 40 delas com algum tipo de deficiência.

“Quando educação, saúde, assistência e transporte dialogam, as soluções são mais humanas e efetivas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social. Márcia Aires, presidente do Conselho, destacou que “o novo espaço no Bassoli amplia o direito ao brincar e fortalece a convivência comunitária”.

A conferência prossegue nesta quinta, 23 de outubro, quando também serão eleitos os conselheiros para o biênio 2026–2027.

Campinas mantém atualmente 20 parques inclusivos e serviços como o Acessa Libras 24h, a Central de Interpretação de Libras (CIL) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

Serviço

  • 14ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
  • Quando: até amanhã, quinta-feira, 23 de outubro.
  • Horário: das 13h às 18h30.
  • Local: Faculdade ISI-Sofia — Rua Barreto Leme, 1552, Centro, Campinas.
     

Estrutura de atendimento às pessoas com deficiência

  • Parques inclusivos: 20 no total. Equipamentos: balanços, gira-giras e gangorras adaptados.
  • Acessa Libras (desde fev/2024): atendimento 24h via app com internet patrocinada; QR Codes nos balcões de atendimento; acesso para toda a administração direta e indireta.
  • Serviço domiciliar: capacidade para 96 usuários e famílias; porta de entrada: CRAS e DAS 
  • Outros serviços: Emprega Bem; Cartão Bem Acessível; PAI (Programa de Acessibilidade Inclusiva, da EMDEC); Guia Digital Caminhos da Inclusão; Coordenadoria Arquitetônica; Residências Inclusivas (4 unidades, 10 vagas cada); CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência); CIL (presencial e remota via WhatsApp (19) 99119-5316).