Evento reuniu 1.850 pessoas para promover o autocuidado e a luta contra o câncer de mama.
O Parque Taquaral, em Campinas, ficou colorido na manhã deste domingo, 26 de outubro, com a Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que encerrou oficialmente a campanha Outubro Rosa 2025 na cidade. Foram 1.850 participantes no evento, que teve concentração e largada no antigo Kartódromo. Com faixas, balões e até fumaça rosa, a caminhada lembrou a importância do autocuidado e da prevenção como um instrumento de combate ao câncer de mama.
A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e marcou o fim de uma série de atividades educativas e de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quem passou por lá pode aproveitar e também receber diversas orientações de saúde. Tendas de atendimento e orientação à população, montadas por empresas parceiras da campanha e pela Prefeitura, trouxeram informações de qualidade, além de serviços gratuitos de prevenção e cuidado com a saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia; agendamento de mamografia; e orientações nutricional, sobre o autoexame das mamas e métodos anticoncepcionais. Teve ainda massagem, brindes e muita atividade física, além das tendas da Feira das Mulheres Empreendedoras, com diversas opções para compra de produtos.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, representou o prefeito Dário Saadi no evento. “Foi uma manhã muito gostosa, um domingo de sol maravilhoso, em que pudemos fazer essa caminhada, contando com a presença de tantas mulheres”, disse. Ela lembrou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias municipais e as entidades que ofereceram atividades e ações. “Nos unimos para mostrar às mulheres a importância de que elas sejam cuidadas. Que tenhamos essa consciência de que não é só uma cor, é uma causa”, completou.
Presente no evento, a coordenadora da Saúde da Mulher em Campinas, Miriam Nóbrega, também salientou o quanto foi fundamental a mobilização da sociedade civil e do poder público neste mês, com iniciativas nas unidades de saúde, praças e shoppings. “Outubro é um mês de conscientização sobre o câncer de mama, em que reforçamos a importância do autocuidado, da alimentação, da atividade física e do controle do estresse, sem esquecer da detecção precoce, que é extremamente importante”.
Crédito: Firmino Piton

Fabiana Brito postou fotos nas redes sociais e convidou seus amigos para a caminhada
Caminhada é incentivo à conscientização
Grupos de caminhada e de apoio a pacientes com câncer de mama marcaram presença na Caminhada. Fernanda Dias, do grupo Musas Runners, destacou que a saúde e a prevenção são muito importantes e, através de eventos como esses, é possível tirar o tabu de que é uma doença pesada, “fazer as pessoas levarem com leveza. Viemos justamente para isso”. Já Fabiana Brito postou nas redes sociais e convidou as amigas e até os amigos para que pudessem participar da caminhada e levar informação a mais pessoas. “É muito importante que as mulheres se conscientizem da importância do autocuidado. Todo mês de outubro faço a minha mamografia. Já deixo marcado. Mas a conscientização não é só neste mês: em todos os dias é preciso ter autocuidado”, disse. Ela também aproveitou para cuidar da saúde no evento.
Do Grupo Rosa e Amor, que apoia pacientes com câncer, as amigas Fabiana Aparecida Ardigo Nascimento e Andréia Conti Dias participam há quatro anos da caminhada. “A gente sempre participa, é muito importante para nós mulheres”, disse Fabiana. Andréia chamou toda a família: “É um incentivo à conscientização”, disse.
A importância da atividade física foi reforçada pelas participantes, como Dulcinéia da Silva Lira, que há mais de dez anos faz ginástica no Taquaral. “Minha professora está aqui”. Além de marcar presença no evento, ela aproveitou para levar uma camiseta para uma amiga que está terminando um tratamento contra o câncer. “Meu marido também teve câncer; perdi meu pai para a doença. Acho que qualquer coisa que você faça para evitá-la é válida. O melhor remédio é saber cuidar da sua saúde, da alimentação, não ficar muito parado, estar sempre em movimento, sempre dar a mão para quem mais precisa. Isso é muito importante”, disse.
Também participaram da caminhada a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann; a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares; e o coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Osmir Alves. Uma aula com a equipe do La Tropa no espaço Afrânio Ferreira Júnior finalizou o dia.
Crédito: Firmino Piton

Dulcinéia da Silva Lira já teve casos de câncer na família: “O melhor remédio é saber cuidar da sua saúde”
Outubro Rosa
A realização das ações do Outubro Rosa 2025 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo; Saúde, além de Esportes e Lazer, com a Unimed Campinas; Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência; Sanasa Campinas; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec); Serviços Técnicos Gerais (Setec); Primeira Infância Campineira (PIC); Hospital do Amor; Grupo Rosa e Amor; Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher Unicamp (Caism); Faculdade Anhanguera; São Leopoldo Mandic; Central Única das Favelas (Cufa); Telos Educacional; Grupo Sonhe; Hospital Santa Tereza; e ION Radioncologia.
Também participaram das ações as seguintes entidades: Radiologia Clínica de Campinas (RCC); Voluta Medical; Keyla Ferrari; Grupo Mulheres do Brasil; Musas Runners; Centro de Integração da Cidadania; Centro de Oncologia Campinas; Studio Nanni Ink; Shopping Parque das Bandeiras; Sam’s Club; Parque D. Pedro Shopping; Campinas Shopping; Shopping Iguatemi Campinas; Galleria Shopping; Azul Linhas Aéreas, Nashu; Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC); Lona; Brincalizar; Symetria; EPTV Campinas; Eletromidia Campinas; Conselho
