Expectativa de comerciantes é positiva; além da revitalização do Mercado, novos bares do mezanino são atrativos para o público.
Os permissionários do Mercado Municipal de Campinas esperam aumento de pelo menos 30% no volume de vendas para dezembro se comparado a novembro deste ano. As festas de fim de ano impulsionam os números. Para alguns tipos de alimentos a ampliação pode chegar a 100%, caso da carne de porco. Para dar conta do movimento, os permissionários do Mercadão já estão reforçando os estoques e as equipes que vão atender aos clientes.
Quem trabalha no Mercadão, diz que a reforma, entregue recentemente, fez com que mais pessoas passassem a frequentar o estabelecimento, o que deve se repetir durante o último mês do ano.
Dono de um box de frutas, Hugo Pinheiro conta que os itens mais procurados são frutas natalinas como uva, pêssego e ameixa. “As pessoas têm o Mercadão como referência para muitas dessas compras e com o fim da reforma a gente acredita que mais pessoas virão até aqui fazer as compras, então o movimento deve crescer”. A expectativa dele é atingir 30% de crescimento. Sua família mantém o box há cerca de duas gerações, são cerca de 50 anos.
Há muitos produtos alimentícios de consumo tradicional nesta época do ano. E o Mercadão tem uma ampla variedade de opções. A comerciante Valéria Almeida, do Empório Brasileiro, afirma que, em seu estabelecimento, a procura maior é por castanhas, nozes com casca, amendoins diversos, essências para panetones, uvas passas e lentilha, essa última muito usada no réveillon. “É a época que mais vende no ano e geralmente o volume de vendas acompanha o movimento do Mercadão. Quanto mais pessoas vierem mais a gente vende. Acreditamos em um cenário otimista.”
Entre os gêneros alimentícios, o maior aumento é observado no setor de carnes. Segundo Graciele Mancini, da Casa de Carnes Piné, a procura por carne suína dobra neste período. “A venda de pernil, leitoa, costelinha, lombo e copa lombo apresenta um crescimento de 100% no mês de dezembro, em relação ao restante do ano”, explica.
O presidente da Setec, Enrique Lerena, explica que os comerciantes costumam fazer estoques para suprir essa demanda. Também é feito reforço nas equipes dos boxes para atendimento ao público com a contratação de funcionários temporários.
“Além das compras de Natal e Ano Novo, uma novidade deve levar mais pessoas ao Mercadão: a instalação de dois bares no mezanino do local e a expansão do horário de funcionamento para até as 23h. Neste período, todos os demais permissionários podem funcionar até o mesmo horário, caso queiram,” afirma Lerena.
Crédito: Rogério Capela

Opção para comemorar o fim do ano: bares do mezanino funcionam até as 23h
Serviço:
Mercado Municipal de Campinas (Mercadão)
Endereço: av. Benjamin Constant, 875 – Centro
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 7h às 18h (bares e restaurantes até 23h)
Domingo: 7h às 16h
Crédito: Rogério Capela

