Campinas mantém alerta de tempestade e equipes em sobreaviso

Prefeitura monitora chuvas; Inmet e Cemaden preveem ventos fortes, granizo e risco de alagamentos até sexta-feira.

As equipes da Prefeitura de Campinas estão mobilizadas e em regime de sobreaviso para atender possíveis ocorrências relacionadas às chuvas. Até o momento, foi registrada uma queda de árvore na rua João Batista Padovani, aproximação da rua Frei Tibúrcio, no Jd. Santa Genebra. A faixa da direita está bloqueada e foi sinalizada por equipe da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).  Outra ocorrência é de alagamento de via na av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo, no Taquaral.

Nesta quinta-feira, 15 de janeiro, o maior volume pluviométrico foi registrado na estação do IAC Campo Grande, que acumulou 29,3 mm de chuva. A rajada de vento mais intensa ocorreu às 17h, com velocidade de 39,1 km/h.

Alertas vigentes

A cidade permanece sob alertas meteorológicos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um aviso de tempestade válido até esta sexta-feira, dia 16, com previsão de ventos intensos (entre 40 e 60 km/h), possibilidade de queda de granizo e chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo acumular até 50 mm no dia.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta, indicando risco de enxurradas em áreas urbanasinundação em córregos e rios, e alagamentos. A previsão aponta que a atuação de áreas de instabilidade deve provocar pancadas de chuva intensa nas próximas horas.

Confira as principais orientações da Defesa Civil de Campinas:

  • Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas;
  • Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos;
  • Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência.
  • Evite ficar em locais externos durante ventos fortes.
  • Não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis.
  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores.
  • Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes.
  • Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água.
  • Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Como receber alertas

A população pode receber avisos oficiais de duas formas:

Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.

SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.

Serviço:

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;

Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.