Balanço semanal aponta 248 ações e atendimento articulado com a rede socioassistencial para garantir documentos, saúde e benefícios. A população pode acionar o SOS Rua pelo telefone 156.
Na última semana, as equipes do SOS Rua realizaram 248 ações em todas as regiões de Campinas, com destaque para o Centro, que registrou o maior volume de demandas, totalizando 105 ações, sendo 63 abordagens, 2 buscas ativas e 40 atendimentos em sede. No período, houve ainda reuniões internas e com o Consultório na Rua, discussões de casos com o CAPS AD Independência, encaminhamentos para a Coordenadoria de Prevenção às Drogas e para a 33ª Junta de Serviço Militar, pedidos de certidões via CIC (Centro de Integração da Cidadania) e acionamento do SAMU.
A área ao redor da região central registrou 17 abordagens, 4 buscas ativas e articulações com o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e o Centro Pop. As ações da semana reforçaram a integração do SOS Rua com a rede socioassistencial e intersetorial de Campinas, com trabalho conjunto entre Centros Pop, CAPS AD/III, Consultório na Rua, Cras e Creas, Cepromm, CIC, IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), Poupatempo, cartórios, INSS e Samim, o que garantiu acolhimento, emissão de documentos civis, acesso a benefícios e inserção em políticas públicas municipais.
A Região Leste somou 20 abordagens e 9 atendimentos em sede, com encaminhamentos ao Amda (Ambulatório Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS), ao Cadastro Único, à Casa da Cidadania e ao IIRGD .
A Região Sul registrou 21 abordagens, 6 buscas ativas, 23 atendimentos, 26 articulações e 10 discussões de casos, incluindo ações com famílias, recâmbio, concessão de benefícios e encaminhamentos para Assessoria Jurídica, Cadastro Único, Centro Pop, Consultório na Rua, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), serviços de documentação, unidades de Saúde e Samim.
Na Região Norte, ocorreram 10 abordagens, 2 buscas ativas e 9 atendimentos em sede, com acompanhamentos a bancos e ao Poupatempo, agendamentos, atendimento a solicitações, encaminhamentos ao Cadastro Único e contatos com o CIC.
A Região Sudoeste teve 4 abordagens, 3 buscas ativas e 4 atendimentos em sede, com articulações junto ao Cepromm (Centro de Promoção para um Mundo Melhor) e ao Cras Nelson Mandela, pedidos de certidões via CIC, encaminhamentos ao CNR (Consultório na Rua) e mapeamento territorial no Jardim Itatinga, Parque Vista Alegre, DIC I, II, IV e V, Jardim Filadélfia, Jardim Melina e Vila Aeroporto.
A Região Noroeste somou 6 abordagens, 5 buscas ativas e 1 agendamento para a CIN (Carteira de Identidade Nacional), além de contatos com o CAPS AD, acompanhamento pelo CAEF (Centrais de Atenção ao Egresso e Família), reunião de média complexidade, elaboração de relatório de abrigo e 5 articulações com o CIC, com mapeamento territorial no Jardim Campos Elíseos e no Jardim Londres.
“Os 248 atendimentos e abordagens desta semana mostram eficiência e capilaridade: do Centro, com 105 ações, às regiões Leste, Sul, Norte, Sudoeste e Noroeste, além do entorno. É gestão baseada em evidências e na porta certa, na hora certa”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Para solicitar abordagem social e encaminhamentos à rede, a população pode acionar o SOS Rua pelo telefone 156.
