Funcionários das unidades participam mensalmente de treinamentos que têm como foco a segurança do paciente e relações profissionais saudáveis.
Os colaboradores da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar participam constantemente de capacitações que têm como objetivo fortalecer e aprimorar a cultura de segurança dos pacientes, ao mesmo tempo em que promovem a construção de relações saudáveis dentro do ambiente de trabalho e impactam na produtividade das unidades. A qualificação da vez tem como tema “Comunicação efetiva e não violenta”, e acontece em todas as unidades da rede desde o final de março até o dia 4 de abril.
Segundo Karla Cristina de Almeida, gestora do Núcleo de Segurança do Paciente, os treinamentos acontecem todos os meses, simultaneamente, com os funcionários do Hospital Municipal Mário Gatti, Hospital Mário Gattinho, Hospital Ouro Verde, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Anchieta Metropolitana, Carlos Lourenço, Sérgio Arouca (Campo Grande) e São José.
O trabalho é feito em parceria entre o Núcleo de Segurança do Paciente e todas as unidades da Rede Mário Gatti, e estão previstas em um cronograma anual. Os temas dos treinamentos são definidos a partir das metas internacionais para a segurança do paciente: meta 1- identificação segura; meta 2- comunicação efetiva; meta 3- medicação segura; meta 4- cirurgia segura; meta 5- higienizar as mãos para prevenir infecções; meta 6- prevenir lesão por pressão (feridas de pele) e queda e meta 7- envolver o paciente para a segurança do paciente
Comunicação efetiva
De acordo com as notificações recebidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, a falha na comunicação entre os funcionários e também entre funcionários e pacientes, é uma das principais queixas que são recebidas no Serviço Sentinela.
“Mensalmente, os indicadores do Núcleo de Segurança do Paciente evidenciam as falhas de comunicação como um dos principais incidentes ocorridos na instituição. Isso pode impactar na saúde dos servidores, e o que queremos é um ambiente saudável. E uma equipe que se comunica de forma efetiva evita falhas no processo de trabalho”, explicou Karla Almeida. Outro ponto tratado na capacitação e que também aparece nos indicadores das notificações é a necessidade dos colaboradores de seguirem os protocolos estabelecidos pela rede Mário Gatti.
O método usado na capacitação foi o desenvolvimento de dinâmicas baseadas em fatos reais, a partir das notificações recebidas. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo é conscientizar os participantes sobre a prática da empatia e a reflexão sobre como as situações reais podem ser tratadas de uma forma mais adequada, sempre com foco na segurança do paciente
Impacto
O resultado dos treinamentos pode ser medido na diminuição dos números de notificações em meses posteriores. “Todas as campanhas têm impacto positivo, com a queda nas notificações que se referem aos temas trabalhados anteriormente”, disse Karla Almeida.
Os profissionais que participam da capacitação se envolvem nas dinâmicas e saem satisfeitos com as reflexões propostas nos encontros. “O treinamento sobre o tema é muito pertinente para o momento que se vive. A comunicação, quando é bem feita, traz resultados bons para a sociedade, o paciente, os profissionais e a instituição de saúde. Ter empatia e entender a dor do outro é essencial em nosso meio e para melhorar a relação entre colegas e a qualidade do trabalho”, avaliou Julimar Fernandes de Oliveira, enfermeiro do Hospital Municipal Mário Gatti.