Dário apresenta modelo da Saúde Digital de Campinas durante congresso estadual de municípios em SP

Prefeito participou de evento nesta quarta-feira, 27 de agosto, na capital paulista. Ele tratou dos desafios na atenção básica em encontro com gestores federais, estaduais e municipais.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, fez nesta quarta-feira, 27 de agosto, uma apresentação sobre o modelo da Saúde Digital do município no segundo dia de programação do 67º Congresso Estadual de Municípios, em São Paulo. O encontro reuniu gestores federais, estaduais e municipais. A programação do evento vai até esta quinta, 28.

Dário tratou sobre os desafios da atenção básica, uso da telemedicina e o novo papel dos municípios no planejamento da saúde. Entre as autoridades que participaram estavam os secretários estaduais da Saúde e Desenvolvimento Econômico do Estado, respectivamente, Eleuses Paiva e Jorge Lima, além de deputados estaduais e o vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Paulista de Municípios (AMP), Gilberto Kassab.

“A saúde digital é um braço fundamental do SUS em Campinas porque facilita a vida do paciente e, ao mesmo tempo, desafoga o sistema, garantindo mais acesso, agilidade e tudo feito com qualidade no atendimento”, explicou o prefeito.


Saúde Digital em Campinas

De março de 2023 até 26 de agosto deste ano, Campinas totalizou 1.433.796 atendimentos e interações na Saúde Digital. Foram 98 mil atividades em telessaúde, incluindo consultas. Neste grupo de pacientes, 2,5% tiveram atendimentos convertidos para a modalidade presencial. O resultado significa agilidade para quem optou pela saúde digital e otimização da assistência para quem realmente precisou se deslocar até uma unidade.

O restante dos atendimentos está relacionado ao envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a 2ª dose da vacina; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas – processos realizados via chatbot.
 

  • Resultados das interações (soma) – 1.466.884
  • Redução do absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 804.198
  • Acompanhamento pacientes diagnosticados ou com suspeita de dengue: 172.818
  • Vacina dengue (2ª dose atrasada): 15.717
  • Alerta dengue – controle de criadouros: 30.536
  • Consultas (teleconsultas e teleconsultoria): 98.060
  • Qualificação das filas: 69.704
  • Oferta de teleconsulta em especialidades: 19.190
  • Campanha Outubro Rosa: 123.092
  • Campanha Novembro Azul: 133.569



Investimentos em educação

Na semana passada, a Prefeitura lançou um programa inédito de treinamento e qualificação em telessaúde direcionado para os estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós na área de saúde mantidos por faculdades e universidades no Município ou cidades da Região Metropolitana (RMC).Em outra frente, a Saúde quer ampliar a quantidade de convênios com instituições de ensino em todo país para expandir o número de oportunidades práticas para atuação na telessaúde no município.

Os detalhes estão disponíveis em: https://campinas.sp.gov.br/noticias/campinas-lanca-programa-inedito-de-treinamento-e-qualificacao-em-telessaude-para-estudantes-128012.

Crédito: Divulgação

Autoridades reunidas no 67º Congresso Estadual de Municípios