Foram cerca de 6 mil participantes de entidades, instituições e associações, com público estimado de mais de 30 mil pessoas.
O desfile cívico-militar de 7 de setembro, em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, reuniu um público de mais de 30 mil pessoas, na manhã deste domingo, pela extensão da avenida Francisco Glicério, centro de Campinas. Pessoas de todas as idades foram prestigiar o desfile, que teve mais de 6 mil participantes, incluindo Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, escolas públicas e privadas e entidades civis diversas. A concentração teve início no Largo do Pará e encerramento próximo ao Largo do Rosário. Tanto o número de participantes quanto o público são recorde nas edições do desfile em Campinas.
Bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Campinas foram hasteadas ao som do hino nacional, tocado pela banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EspCEx), que deu o tom ao evento.
“Este ano estamos tendo uma participação muito grande de organizações; do Exército Brasileiro, que trouxe tropas, blindados e equipamentos militares; instituições parceiras; instituições de ensino, públicas e privadas; e entidades da sociedade civil. É uma festa maravilhosa. Estamos avaliando e este está sendo o desfile de maior número de participantes. O público estimado, de mais de 30 mil pessoas, mostra que a população de Campinas gosta muito de comemorar o 7 de setembro, tem amor ao país que vive. São 203 anos de independência. Parece muito, mas olhando na perspectiva histórica, o Brasil é um país novo.”, disse o prefeito Dário Saadi durante o desfile.
“Estamos muito contentes com a organização deste evento, que teve como objetivo de trazer os cidadãos, as famílias de Campinas, para a avenida. Este ano temos um grande número de corporações e entidades no desfile. Um recorde de mais de 6 mil pessoas desfilando”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
“O Exército é uma instituição de Estado, que representa o país, que deu sempre um legado para a história do país. É hora de comemorar e o Exército na rua, como no desfile, se aproxima da população. É um momento simbólico, ver esse patriotismo”, disse o general Santiago César França Budó, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada Anhanguera, que reúne 10 unidades militares do Estado.
A banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EspCEx), por meio da apresentação com instrumentos, deu o tom grandioso ao desfile. O desfile de 7 de Setembro é organizado pela Prefeitura de Campinas, por meio de várias secretarias municipais; Emdec; Setec; Sanasa; em parceria com Exército e entidades sociais.