Feirão de Emprego faz 270 encaminhamentos de pessoas com deficiência durante ação na Apae Campinas

Ação contou com profissionais especializados para atender PCDs como intérpretes de libras.


22º Feirão de Emprego e Oportunidades da Prefeitura de Campinas, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda, nesta quinta-feira, 25 de setembro, realizou 270 encaminhamentos de candidatos ao emprego. A edição especial, chamada Dia D, foi dedicada a pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS, e aconteceu na sede da Apae Campinas.
 

Para garantir acessibilidade, o evento contou com intérpretes de Libras, disponibilizados pela Central de Interpretação de Libras em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. 
 

O Mercado Livre também levou uma profissional intérprete para atender candidatos com deficiência auditiva. Além disso, os colaboradores do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat) auxiliaram no deslocamento dos candidatos dentro da quadra da Apae, que possui ambiente plano e sem degraus, facilitando a circulação.
 

Respeito à legislação e inclusão profissional
 

Roseli Aparecida Fernandes, formada em Direito e moradora de Campinas, recebeu auxílio da equipe do Cpat. Com deficiência visual, ela ressaltou a importância de eventos como este para incentivar empresas a cumprirem a legislação. “No Brasil, existe uma lei que determina que empresas com 100 ou mais funcionários tenham ao menos 2% das vagas preenchidas por pessoas com deficiência, mas na prática nem sempre isso acontece. Vim em busca de uma vaga no setor administrativo e espero ter um retorno positivo”, afirmou.


Outra participante, Josileide de Albuquerque Martins, que possui deficiência motora na perna, destacou a praticidade do evento. “Fiquei sabendo do feirão pela televisão. É muito gratificante poder passar por entrevistas com representantes de várias empresas em um só lugar. Com o tempo, as empresas estão abrindo mais vagas para PCDs, mas ainda existe muito desconhecimento sobre esse direito”, contou.


Presenças de multinacionais
 

Entre as empresas que marcaram presença no 22º Feirão de Emprego e Oportunidades de Campinas estavam: Bosch, BYD, Drogal, EMS, DHL, GPS, Higa, Mercado Livre, Pague Menos, PCD Mais, Poupatempo, Procisa, VB Transportes e Turismo. 


Visibilidade

A analista de recursos humanos da Bosch Natália Pova afirmou que a visibilidade do feirão foi um dos fatores que levou a empresa a participar da ação desta quinta-feira. “Participando dessa ação a gente coloca em prática um dos nossos pilares e só corrobora o nosso compromisso com a sociedade como um todo.”


Inclusão e responsabilidade


O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, explicou que a lei que regulamenta a contratação de pessoas com deficiência nas empresas foi um grande avanço, mas é preciso fazer mais. “As empresas precisam compreender que não é necessário criar vagas exclusivas para pessoas com deficiência, mas reconhecer que os PCDs estão aptos a desempenhar qualquer função compatível com sua área de formação”, disse.