Ação segue até 30 de setembro, com atuação intensiva das equipes da assistência social para garantir acolhimento digno e proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Operação Inverno 2025, iniciativa da Prefeitura de Campinas voltada ao atendimento da população em situação de rua durante os meses mais frios do ano, segue em ritmo intenso. Entre os dias 7 e 13 de julho, as equipes sociais realizaram 490 abordagens nas ruas da cidade e distribuíram 983 cobertores. O número representa uma queda de 18% em relação à semana anterior, quando foram entregues 1.211 cobertores.
Serviço de acolhimento Samim recebeu 27 pessoas
Durante o mesmo período, o Serviço de Atendimento Municipal Integrado (Samim) acolheu 27 pessoas. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que também divulgou os dados detalhados do perfil dos atendidos.
Homens seguem como maioria dos atendimentos
O levantamento mostra que 379 dos atendidos eram homens, o que reforça o padrão observado em semanas anteriores. Já o número de mulheres atendidas subiu para 88, um aumento de 37,5% em relação à semana anterior (64). Apesar da alta, o número ainda está abaixo do pico registrado em maio, quando 94 mulheres foram acolhidas.
O número de idosos abordados caiu para 14, frente aos 20 da semana anterior. Já os atendimentos a pessoas LGBT+ somaram nove casos na última semana.
Encaminhamentos e recusas
Entre os encaminhamentos feitos pelas equipes do programa SOS Rua, não houve direcionamento para a Casa da Cidadania, espaço conveniado que atua como suporte à rede de acolhimento. Foram registradas ainda três recusas ao atendimento social.
“A Operação Inverno é uma importante iniciativa da Secretaria de Assistência Social, com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua durante o período noturno, quando as temperaturas são mais baixas. O objetivo é oferecer abrigo em local adequado e seguro, protegendo a população mais vulnerável do frio intenso típico desta época do ano. A entrega de cobertores é sempre a última alternativa adotada pelas equipes, pois a prioridade é garantir o acolhimento com dignidade, promovendo o acesso a um espaço protegido e com atendimento social adequado”, afirmou Clébia Alves secretária adjunta de Assistência Social.
Balanço geral da Operação Inverno 2025
Desde o início da operação, em 1º de maio, até o dia 13 de julho, a Prefeitura contabiliza:
• 5.916 pessoas abordadas
• 11.117 cobertores distribuídos
• 4.885 homens atendidos
• 732 mulheres atendidas
• 227 idosos atendidos
• 995 encaminhamentos ao Samim
Operação Inverno segue até setembro com atendimento ampliado
A Operação Inverno segue até 30 de setembro, com atuação intensiva das equipes da assistência social para garantir acolhimento digno e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações incluem:
• Distribuição de cobertores
• Encaminhamento a abrigos
• Atendimento social nas ruas
Como acionar o serviço
A população pode contribuir acionando as equipes da assistência social ao encontrar alguém em situação de rua. O atendimento funciona nos seguintes horários:
• Segunda a sexta-feira: das 8h à meia-noite
• Fins de semana e feriados: das 18h à meia-noite
Por meio desses contatos:
– Telefone: (19) 3253-4512 – das 8h às 18h
– WhatsApp: (19) 99984-6496 – das 18h às 21h