Outubro Rosa: abertura da programação destaca ações de prevenção e combate ao câncer de mama

Atividades organizadas pela Prefeitura de Campinas e instituições parceiras acontecem durante todo o mês de outubro para marcar a luta contra a doença.

A Prefeitura de Campinas amanheceu com vários tons de rosa nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, quando foi aberta oficialmente a programação do Outubro Rosa, que marca a conscientização, a prevenção e o combate contra o câncer de mama.

Ao lado de mulheres que comandam secretarias municipais, secretários e representantes das instituições parceiras das ações que compõem a programação do Outubro Rosa, o prefeito Dário Saadi abriu oficialmente as atividades. 

O prefeito ressaltou a importância das ações do Outubro Rosa para sensibilizar não só as mulheres, mas também todos ao redor. “As mulheres se cuidam e cuidam de todos a sua volta. Com isso, o que desejamos é conscientizar o máximo de pessoas possíveis, porque o diagnóstico precoce é o caminho para um tratamento digno e para a cura”, disse o prefeito. 

“O movimento é fortalecido com o diagnóstico precoce da doença e com um acolhimento adequado que as conduza para a cura, entregando qualidade de vida. Que o Outubro Rosa abrace o máximo possível de mulheres”, destacou a primeira-dama, Maria Giovana Fortunato. 

“Eventos inspiradores como esse conscientizam as pessoas, e a conscientização no movimento Outubro Rosa significa o diagnóstico precoce e a cura”, disse o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a grande mobilização para as ações do Outubro Rosa, que resultou na integração de 40 parcerias públicas e privadas. “Nossa mobilização precisa de gente, e reunir 40 parceiros é o que muda a realidade da conscientização sobre o câncer de mama.”, ressaltou a secretária.

Conscientizar para diagnosticar

A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama foi destacada pelas autoridades presentes. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura quando a doença é detectada em estágios iniciais, segundo dados do Ministério da Saúde. 

A abertura do Outubro Rosa também contou com a presença de representantes de diversos movimentos ligados à causa, além de vereadores, servidores públicos e a população, que aproveitaram a oportunidade de participar de diversas ações de conscientização e informação nesta manhã, no Paço Municipal. 

Programação

A Prefeitura de Campinas terá uma extensa programação de conscientização para o Outubro Rosa, que marca o combate contra o câncer de mama, o mais incidente em mulheres e a primeira causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A recomendação é que a mamografia seja realizada uma vez por ano com frequência a partir dos 40 anos, para que seja feita a prevenção e a detecção da doença precocemente.

Entre as ações, estão a realização de cerca de 2 mil mamografias gratuitamente, reconstrução de aréolas e cobertura de cicatrizes das cirurgias do câncer de mama, atividades diversas de saúde integral da mulher nos Centro de Saúde, mobilizações em praças e parques com atividades culturais, esportivas, entre outras. Parte da programação pode ser conferida no: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/rede-mario-gatti-abre-programacao-do-outubro-rosa-na-quinta-feira-dia-2-de-outubro-130291

Saiba mais sobre as 2 mil mamografias e reconstrução de aréolas que fazem parte da Programação do Outubro Rosa: https://campinas.sp.gov.br/noticias/outubro-rosa-cerca-de-2-mil-mamografias-serao-disponibilizadas-gratuitamente-130045 

Parceiros Outubro Rosa 2025

A realização das ações do Outubro Rosa 2025 é feita em parceria com a Unimed Campinas; Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Sanasa Campinas; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec); Serviços Técnicos Gerais (Setec); Primeira Infância Campineira (PIC); Hospital do Amor; Grupo Rosa e Amor; Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher Unicamp (Caism); Faculdade Anhanguera; São Leopoldo Mandic; Central Única das Favelas (Cufa); Telos Educacional; Grupo Sonhe; Hospital Santa Tereza; ION  Radioncologia; Radiologia Clínica de Campinas (RCC); Voluta Medical; Keyla Ferrari; Grupo Mulheres do Brasil; Musas Runners; Centro de Integração da Cidadania; Centro de Oncologia Campinas; Studio Nanni Ink; Shopping Parque das Bandeiras; Sam’s Club; Parque D. Pedro Shopping; Campinas Shopping; Azul Linhas Aéreas, Nashu;Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC); Lona; Brincalizar; Symetria; EPTV Campinas; Eletromidia Campinas; Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e Minarro Seguros.