Programação da Emdec terá início na domingo, dia 27, Dia do Motociclista, na Praça Arautos da Paz.
De olho na segurança de quem circula pela cidade sobre duas rodas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, a partir de domingo, 27 de julho, a Semana do Motociclista. Na data, que marca o Dia do Motociclista, será realizada a abertura da programação, com uma blitz educativa que contará com entrega de antenas corta-pipa e material educativo, na praça Arautos da Paz, das 9h às 12h. A ação é realizada em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, o influenciador João da Nica, e o Insanos Moto Clube. Os integrantes realizarão uma motociata, do Centro até o evento.
Chamando a atenção de quem circula na região para a pauta da segurança viária, os motociclistas se concentrarão às 8h na esquina da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina. De lá, partem rumo à Arautos da Paz, passando pelas avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul) e Júlio Prestes. Na praça, eles se unem à blitz de conscientização sobre cuidados que devem ter nas ruas, e, também, que os demais condutores devem ter para garantir a proteção de quem se desloca de moto.
“Atualmente, os motociclistas são as principais vítimas do trânsito de Campinas e em muitas outras cidades. Mas, com uma série de esforços de fiscalização e educação, estamos conseguindo salvar vidas. Neste ano, até maio, registramos quatro mortes a menos que no mesmo período de 2024. E toda vida importa”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Outras blitze educativas serão realizadas pela Emdec com concessionárias parceiras ao longo da semana. Com a Via Colinas, no dia 28, às 9h, na av. João Jorge; com a Rota das Bandeiras, no dia 30, às 14h, na av. Theodureto de Almeida Camargo; e com a Rodovias do Tietê no dia 31, às 9h, na av. Lix da Cunha.
Crédito: Divulgação/Emdec
Motociclistas receberão orientações e material educativo
Dados exclusivos sobre fatores de risco
Para agir estrategicamente diante deste cenário de vítimas, dados exclusivos levantados em Campinas sobre fatores de risco serão apresentados durante a reunião do Observatório Municipal de Trânsito (OMT), na terça-feira, dia 29 de julho, das 10h às 12h, na Sede da Emdec. A pesquisa foi realizada pela Johns Hopkins University, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da Vital Strategies, além da Emdec, Secretaria de Transportes (Setransp) e Prefeitura Municipal.
Os dados foram coletados entre outubro de 2022 e setembro de 2024, e serão apresentados aos membros do OMT e à imprensa por Daniele Mayumi, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP que, desde 2015, coordena em São Paulo as iniciativas da BIGRS, com experiência em pesquisa voltada à prevenção de sinistros de trânsito e na geração de dados para subsidiar políticas públicas.
Esquetes, workshop e check-up de motos
De 28 a 31 de julho, esquetes teatrais serão realizados em doze pontos da cidade, com ênfase nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez e Amoreiras, além da região Central. Durante a ação, um grupo do Ateliê Teatro e uma equipe de Educação da Emdec levarão aos cruzamentos mensagens de conscientização sobre a segurança do motociclista.
Uma das apresentações acontecerá durante ação de moto check-up que será realizada no dia 1º de agosto, sexta-feira, das 9h às 12h, no Largo do Rosário. No evento, promovido pela Emdec com a Moto Madia e a Renovias, os participantes poderão conferir como estão itens de suas motos, além de receber orientações de segurança e brindes.
E encerrando a programação da Semana, o workshop gratuito “No Lugar do Motociclista: Vivências para Humanizar o Trânsito” será oferecido no dia 2 de agosto, sábado, das 8h às 12h. A capacitação, que tem vagas limitadas, é voltada a profissionais, servidores, entregadores e demais condutores de motocicletas. O encontro vai promover a reflexão sobre temas como os fatores de risco, além de proporcionar vivências práticas, como a demonstração de ponto cego em veículos, o uso de óculos simuladores de embriaguez e uma dinâmica de troca de papéis no trânsito, para promover a empatia. As inscrições já podem ser realizadas pelo link bit.ly/workshoplugarmotociclista. A oportunidade é oferecida em parceria da Emdec com a Japauto Honda.
Em caso de dúvidas, os motociclistas interessados podem entrar em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec, no número (19) 3772-4293.
Crédito: Divulgação/Emdec
Esquetes teatrais sobre segurança no trânsito serão realizados em 12 pontos da cidade
