Treinamento ensina técnicas de identificação de bebidas falsificadas a 190 agentes de segurança

Evento foi realizado pela Prefeitura de Campinas em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas. Participaram guardas municipais, policiais militares e policiais civis.

Cerca de 190 agentes de segurança de 23 cidades da região de Campinas participaram do Treinamento de Repressão ao Mercado Ilegal de Bebidas Alcoólicas. A capacitação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Os profissionais foram recebidos no Salão Vermelho do Paço Municipal.

A capacitação foi voltada a guardas municipais, policiais militares e policiais civis. Apenas da Guarda Municipal de Campinas, participaram 57 agentes.

Os participantes aprenderam como identificar bebidas falsificadas, contrabandeadas ou fora dos padrões legais. Durante o treinamento, também foram apresentados procedimentos de fiscalização e de análise de embalagens.

O secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, destacou que a realização do treinamento mostrou a força do trabalho integrado entre as diferentes guardas e corporações, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. O evento é o segundo realizado pela Secretaria no mesmo formato. No início do ano, o foco foi a cibersegurança e agora o debate foi ampliado para nova frente de atuação.

“Das 23 cidades participantes, 18 fazem parte do nosso Centro de Inteligência Metropolitana. Promover essa capacitação fortalece a integração, a troca de conhecimento e de experiências entre as forças de Segurança Pública. É um reforço ao nosso compromisso com a sociedade”, afirmou o secretário.