Aprendizes do programa Vibe aderem à campanha e doam 60 bolsas de sangue

Programa recebeu, em 2024, certificado do Centro de Hematologia de Campinas pela parceria nas campanhas de doação de sangue.

Em março, os aprendizes do programa Vibe, da Prefeitura de Campinas, deram uma aula de solidariedade ao aderirem à campanha de doação de sangue, promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com o Hemocentro e com o SerSol.  Foram arrecadas 60 bolsas de sangue. 


“O SerSol tem feito importantes ações na Prefeitura. Além da doação de sangue, também contribuiu para a arrecadação e doação de tampinhas de plástico, que beneficiam instituições”, explica a secretária da pasta, Eliane Jocelaine Pereira. “Ver nossos jovens aderirem às campanhas é muito gratificante, porque nos mostra que o Vibe está atingindo seus objetivos”, completa.


Eduarda Vitória Gomes Ferreira foi uma das jovens que participou da campanha. Ela achou tão importante a doação de sangue, que trouxe sua mãe, Daiane Gomes Carvalho, para doar também. “Para mim, doar sangue foi muito importante, pois muitas pessoas precisam e com certeza ajudou essa ação tão simples ajudou quem precisava”, conta. 


A jovem Ana Luísa Correia da Rocha pretende participar de outras campanhas. “Nunca tinha doado antes, mas sempre tive vontade. É uma forma de ajudar as pessoas; um doador ajuda a salvar até quatro vidas”, completou.


Quem pode doar sangue


Pessoas entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da adoção e peso mínimo 50 kg e máximo de 150 kg, As informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/)

SerSol

O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) tem como objetivo fortalecer e institucionalizar o trabalho voluntário e as ações de solidariedade dos servidores

O Programa também visa fomentar a solidariedade, estimular equipes a abraçarem causas sociais; qualificar e fortalecer ações de solidariedade e, sobretudo, atender emergências como a recente crise sanitária do coronavírus.


O programa


Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.

O Vibe é desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.